TRABALHOS APROVADOS

TRABALHOS APROVADOS

APRESENTAÇÕES ORAIS

DIA 20/09, 14h-16h - SALA 66

GTs 1 e 2 - Coordenação: Profa. Ms. Ofélia Marcondes & Dra. Carolina Mandarini Dias

  • Educação Inclusiva: desafios na formação e na atuação
  • Os desafios da Inclusão Escolar de alunos portadores dos Transtornos do Espectro Autista: um estudo de caso
  • Atendimento Educacional Especializado de Libras: o trabalho em pequenos grupos
  • Pedagogia Waldorf e Salutogênese - possibilidades, razões e caminhos.
  • O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada

DIA 20/09, 14h-16h - SALA 67

GT 3 - Coordenação: Prof. Dr. Ivan Fortunato & Ms. Alexandre Shigunov Neto

  • Freinet e os bebês: as contribuições da Pedagogia Freinet para a humanização das relações na creche
  • De Freinet a Vygotsky: a relação teoria e prática na formação de professores por meio de vivencias humanizadoras
  • Formação de professores e PIBID: uma interlocução entre Educação Física e infância
  • O processo de construção da formação docente implementada no IFSP Campus Campinas: formar para transformar
  • Núcleo de estudos sobre educação profissional e tecnológica: contribuições para a docência

TRABALHOS APROVADOS

APRESENTAÇÕES ORAIS

DIA 20/09, 16h-18h - SALA 66

GT 4 - Coordenação: Prof. Ms. André Coelho da Silva & Adriana Cruz Silva

  • Aplicação de experimentos nas aulas de ondulatória
  • Conceitos Básicos de Astronomia nos anos Iniciais
  • Filmes infantis no Ensino de Ciências: desconstruindo a visão de cientista nos anos iniciais
  • O Ensino de Ciências na Pré-Escola
  • Ensinando matemática de forma crítica

DIA 20/09, 16h-18h - SALA 67

GT 5 - Coordenação: Prof. Dr. Carlos Henrique da Silva Santos & Prof. Ms. Wilton Moreira Ferraz Junior

  • "Blended learning" como metodologia ativa no ensino superior
  • Aplicando a Arte Sequencial das Histórias em Quadrinhos nas aulas de Geografia
  • Laboratório de Física Móvel para o estudo de Mecânica no Ensino Médio
  • Experiência inclusiva de um aluno com Transtorno do Espectro Autista por meio da Tecnologia
  • Uso do software livre Jclic: relato de práticas de alfabetização no apoio pedagógico

TRABALHOS APROVADOS

BANNERS

Dia 21/09, 16h-18h

Coordenação: Prof. Dr. Ivan Fortunato, Prof. Ms. André Coelho da Silva, Profa. Ms. Jaquelline da Silva Feitoza, Dra. Carolina Mandarini Dias& Ms. Alexandre Shigunov Neto

  • Abordagem diagnostica na Educação Inclusiva: removendo barreiras criando oportunidades
  • O objetivo da educação é a formação do indivíduo coletivo, segundo John Dewey
  • Civilização e Barbárie na Argentina: Educação em Domingo Faustino Sarmiento
  • Critérios Avaliativos para Análise de Livro Didático no Ensino de Fisiologia Humana
  • Reflexões acerca da Formação de Professores para atuação na Educação Técnica de Nível Médio no Brasil
  • Estratégias de ação focalizadas na Educação para e pelo Lazer, para profissionais de Educação Física
  • Educação para e pelo lazer na escola: estratégia pedagógica sobre a discussão do componente tempo
  • As contribuições do grupo de estudos e pesquisas para o desenvolvimento profissional docente
  • Funções Trigonométricas: Uma Análise de uma Prova
  • Reeducação do imaginário no ensino de física
  • Atividades experimentais em uma aula de eletricidade
  • Acompanhamento Individual do Aluno: Aplicando Exercícios Únicos
  • Projeto "Observando o Céu": Redescobrindo a Astronomia
  • A escola dos nativos digitais: entre mídias e TICs
  • Estudos e Propostas de Aplicação do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I
  • Aplicação de objetos de aprendizagem na formação continuada
  • Experiência Pedagógica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR: atividades extraclasse como recurso para a formação integral do estudante
  • Oficinas de programação com foco em maratonas: práticas preparatórias para Olimpíadas Brasileira de Informática
  • A visita técnica como prática significativa de aprendizagem em cursos do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer
  • Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
  • Um projeto para a diversidade: utilizando a técnica Stop Motion
  • Uso de Quadrinhos no Ensino de Física: Estudo de caso usando os Jogos Olímpicos
  • Práticas Pedagógicas no Regime Militar
  • Atividades rítmicas e expressivas: estratégias pedagógicas para o contexto escolar
  • Diversidade, Educação e Formação de Professores
  • Educação Ambiental e o Trabalho com Valores na Formação de Professores
  • Práticas pedagógicas em projetos de Educação Ambiental propostos por empresas
  • Projeto Sabores e Saberes
  • As três leis de Newton, o ensino através das mídias
  • Sequencia Didática Sistêmica: uma condicionante da ação docente articulada a educação financeira de negócios
  • Educando para e pelo Lazer na escola: proposta de atividades como estratégias pedagógicas
  • Feira de ciências como instrumento motivador da aprendizagem
  • Experimentação e Ensino de Química: relato de uma experiência em curso de graduação
  • Os professores dos Anos Iniciais e o ensino Ciências por investigação: concepções, possibilidades e desafios iniciais
  • O ensino de ciências por investigação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades na implementação
  • A realidade do ensino por investigação na práxis dos professores dos anos iniciais: o estado da arte
  • O uso da música como estímulo para o movimento
  • Formação de educadoras/es ambientais em cursos de pedagogia de instituições privadas do município de São Paulo: desafios e proposições
  • Pensando os jogos como instrumentos de avaliação no ensino de física
  • Sequência didática de Lei de Ohm, potência dissipada e consumo de energia de aparelhos
  • TDAH: o impacto na sala de aula
  • O Estado de natureza do Homem segundo Jean-Jacques Rousseau
  • Uma abordagem contextualizada no ensino de ciências: o caso da coleção "temas atuais de física"
  • As mudanças climáticas e o ensino de Ciências: Contribuições da Física na Escola
  • Um plano de aula gameficado
  • "Deseducação": Análise crítica da primeira parte do livro Compulsory Miseducation
  • Análise comparativa entre os currículos dos cursos de licenciatura em Física entre uma IES pública do Brasil e da Universidade do Minho em Portugal
  • Os cursos de licenciatura em Física em Portugal: mudanças após implementação do Processo de Bolonha
  • A formação de professores de educação física: uma análise da produção acadêmica entre os anos de 2006 e 20015 nas reuniões da ANPED
  • Aa gestão da qualidade é um modismo empresarial? o que dizem as pesquisas sobre qualidade e gestão da qualidade no encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração
  • Uso do software Moodle no ensino presencial com a abordagem de blended learning Plataforma Conhecimento Livre: Uma Comunidade Virtual de Objetos de Aprendizagem
  • Uso do simulador PHET como instrumento facilitador no ensino da tabuada para o ensino fundamental I
  • Objetos de Aprendizagem com foco em avaliação de alunos: Uma Análise das Concepções Pedagógicas Aplicadas
  • Plataforma Conhecimento Livre: Uma Comunidade Virtual de Objetos de Aprendizagem
  • Objeto de Aprendizagem: Dormideira robotizada
IFSP - Campus Itapetininga - Avenida João Olimpio de Oliveira, 1561 - Vila Asem, Itapetininga - SP, 18202-000
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora