TRABALHOS APROVADOS
TRABALHOS APROVADOS
APRESENTAÇÕES ORAIS
DIA 20/09, 14h-16h - SALA 66
GTs 1 e 2 - Coordenação: Profa. Ms. Ofélia Marcondes & Dra. Carolina Mandarini Dias
- Educação Inclusiva: desafios na formação e na atuação
- Os desafios da Inclusão Escolar de alunos portadores dos Transtornos do Espectro Autista: um estudo de caso
- Atendimento Educacional Especializado de Libras: o trabalho em pequenos grupos
- Pedagogia Waldorf e Salutogênese - possibilidades, razões e caminhos.
- O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada
DIA 20/09, 14h-16h - SALA 67
GT 3 - Coordenação: Prof. Dr. Ivan Fortunato & Ms. Alexandre Shigunov Neto
- Freinet e os bebês: as contribuições da Pedagogia Freinet para a humanização das relações na creche
- De Freinet a Vygotsky: a relação teoria e prática na formação de professores por meio de vivencias humanizadoras
- Formação de professores e PIBID: uma interlocução entre Educação Física e infância
- O processo de construção da formação docente implementada no IFSP Campus Campinas: formar para transformar
- Núcleo de estudos sobre educação profissional e tecnológica: contribuições para a docência
TRABALHOS APROVADOS
APRESENTAÇÕES ORAIS
DIA 20/09, 16h-18h - SALA 66
GT 4 - Coordenação: Prof. Ms. André Coelho da Silva & Adriana Cruz Silva
- Aplicação de experimentos nas aulas de ondulatória
- Conceitos Básicos de Astronomia nos anos Iniciais
- Filmes infantis no Ensino de Ciências: desconstruindo a visão de cientista nos anos iniciais
- O Ensino de Ciências na Pré-Escola
- Ensinando matemática de forma crítica
DIA 20/09, 16h-18h - SALA 67
GT 5 - Coordenação: Prof. Dr. Carlos Henrique da Silva Santos & Prof. Ms. Wilton Moreira Ferraz Junior
- "Blended learning" como metodologia ativa no ensino superior
- Aplicando a Arte Sequencial das Histórias em Quadrinhos nas aulas de Geografia
- Laboratório de Física Móvel para o estudo de Mecânica no Ensino Médio
- Experiência inclusiva de um aluno com Transtorno do Espectro Autista por meio da Tecnologia
- Uso do software livre Jclic: relato de práticas de alfabetização no apoio pedagógico
TRABALHOS APROVADOS
BANNERS
Dia 21/09, 16h-18h
Coordenação: Prof. Dr. Ivan Fortunato, Prof. Ms. André Coelho da Silva, Profa. Ms. Jaquelline da Silva Feitoza, Dra. Carolina Mandarini Dias& Ms. Alexandre Shigunov Neto
- Abordagem diagnostica na Educação Inclusiva: removendo barreiras criando oportunidades
- O objetivo da educação é a formação do indivíduo coletivo, segundo John Dewey
- Civilização e Barbárie na Argentina: Educação em Domingo Faustino Sarmiento
- Critérios Avaliativos para Análise de Livro Didático no Ensino de Fisiologia Humana
- Reflexões acerca da Formação de Professores para atuação na Educação Técnica de Nível Médio no Brasil
- Estratégias de ação focalizadas na Educação para e pelo Lazer, para profissionais de Educação Física
- Educação para e pelo lazer na escola: estratégia pedagógica sobre a discussão do componente tempo
- As contribuições do grupo de estudos e pesquisas para o desenvolvimento profissional docente
- Funções Trigonométricas: Uma Análise de uma Prova
- Reeducação do imaginário no ensino de física
- Atividades experimentais em uma aula de eletricidade
- Acompanhamento Individual do Aluno: Aplicando Exercícios Únicos
- Projeto "Observando o Céu": Redescobrindo a Astronomia
- A escola dos nativos digitais: entre mídias e TICs
- Estudos e Propostas de Aplicação do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I
- Aplicação de objetos de aprendizagem na formação continuada
- Experiência Pedagógica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR: atividades extraclasse como recurso para a formação integral do estudante
- Oficinas de programação com foco em maratonas: práticas preparatórias para Olimpíadas Brasileira de Informática
- A visita técnica como prática significativa de aprendizagem em cursos do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer
- Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
- Um projeto para a diversidade: utilizando a técnica Stop Motion
- Uso de Quadrinhos no Ensino de Física: Estudo de caso usando os Jogos Olímpicos
- Práticas Pedagógicas no Regime Militar
- Atividades rítmicas e expressivas: estratégias pedagógicas para o contexto escolar
- Diversidade, Educação e Formação de Professores
- Educação Ambiental e o Trabalho com Valores na Formação de Professores
- Práticas pedagógicas em projetos de Educação Ambiental propostos por empresas
- Projeto Sabores e Saberes
- As três leis de Newton, o ensino através das mídias
- Sequencia Didática Sistêmica: uma condicionante da ação docente articulada a educação financeira de negócios
- Educando para e pelo Lazer na escola: proposta de atividades como estratégias pedagógicas
- Feira de ciências como instrumento motivador da aprendizagem
- Experimentação e Ensino de Química: relato de uma experiência em curso de graduação
- Os professores dos Anos Iniciais e o ensino Ciências por investigação: concepções, possibilidades e desafios iniciais
- O ensino de ciências por investigação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades na implementação
- A realidade do ensino por investigação na práxis dos professores dos anos iniciais: o estado da arte
- O uso da música como estímulo para o movimento
- Formação de educadoras/es ambientais em cursos de pedagogia de instituições privadas do município de São Paulo: desafios e proposições
- Pensando os jogos como instrumentos de avaliação no ensino de física
- Sequência didática de Lei de Ohm, potência dissipada e consumo de energia de aparelhos
- TDAH: o impacto na sala de aula
- O Estado de natureza do Homem segundo Jean-Jacques Rousseau
- Uma abordagem contextualizada no ensino de ciências: o caso da coleção "temas atuais de física"
- As mudanças climáticas e o ensino de Ciências: Contribuições da Física na Escola
- Um plano de aula gameficado
- "Deseducação": Análise crítica da primeira parte do livro Compulsory Miseducation
- Análise comparativa entre os currículos dos cursos de licenciatura em Física entre uma IES pública do Brasil e da Universidade do Minho em Portugal
- Os cursos de licenciatura em Física em Portugal: mudanças após implementação do Processo de Bolonha
- A formação de professores de educação física: uma análise da produção acadêmica entre os anos de 2006 e 20015 nas reuniões da ANPED
- Aa gestão da qualidade é um modismo empresarial? o que dizem as pesquisas sobre qualidade e gestão da qualidade no encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração
- Uso do software Moodle no ensino presencial com a abordagem de blended learning Plataforma Conhecimento Livre: Uma Comunidade Virtual de Objetos de Aprendizagem
- Uso do simulador PHET como instrumento facilitador no ensino da tabuada para o ensino fundamental I
- Objetos de Aprendizagem com foco em avaliação de alunos: Uma Análise das Concepções Pedagógicas Aplicadas
- Plataforma Conhecimento Livre: Uma Comunidade Virtual de Objetos de Aprendizagem
- Objeto de Aprendizagem: Dormideira robotizada